Avaliaçao Diagnóstica

A avaliação pode ser entendida como sentar junto. Durante a avaliação, espera-se que o avaliador (o professor) sente junto com a pessoa que é avaliada, o aprendiz. Isso implica que a avaliação na atividade o professor faz junto e não para o aprendiz. Avaliação na educação é o processo de reunir, interpretar, registrar e usar as informações sobre os aprendizes que respondem a uma tarefa educacional.

Avaliação é então um processo utilizado para coletar ou reunir informações sobre o processo de aprendizagem dos aprendizes. A avaliação também mostra o que os estudantes aprenderam. Portanto, avaliação é um termo geral que inclui todos os métodos utilizados para reunir informações sobre o conhecimento, habilidades, entendimentos, atitudes e motivação dos aprendizes.

A avaliação na educação pode acontecer em diversos momentos, para servir à diferentes objetivos. Ela pode ser conduzida antes de uma aula ou nova unidade de estudo e ao final de uma aula ou unidade de estudo ou um curso.

As principais razões pelas quais as avaliações são conduzidas incluem:
• Determinar o nível de prontidão do estudante para que o professor organize a instrução do ensino;
• Para mapear o progresso dos aprendizes e fazer mudanças na instrução de ensino;
• Fornecer evidências do que os estudantes aprenderam.